top of page

Alunos da rede pública de Amambai lançam startups em desafio inédito

A Prefeitura de Amambai, por meio da iniciativa Cidade Empreendedora

A Prefeitura de Amambai, por meio da iniciativa Cidade Empreendedora do SEBRAE, lançou o HACKATHON EMPREENDEDOR para desafiar alunos da rede pública a lançarem startups para resolver problemas e aproveitar oportunidades encontradas no mercado local.


O Living Lab MS orientou os alunos participantes do desafio por meio do programa Startup Na Escola que disponibiliza mentores do laboratório de inovação do SEBRAE para reuniões online com alunos do ensino médio para acompanhar o lançamento de startups.


O desafio ocorreu de Agosto a Novembro de 2022. Durante este período os alunos elencaram hipóteses de problemas ou de oportunidades, validaram essas hipóteses por meio de pesquisa aplicada, construíram uma primeira versão de seus MVPs usando ferramentas gratuitas, conquistaram suas primeiras bases de usuários e se prepararam para apresentar o pitch para a banca de investidores.


Participaram alunos da E. E. Dr. Fernando Correa da Costa, da E. E. Vespasiano Martins e da Escola Agrícola de Amambai.


Projetos criados pelos alunos:

  • Feg Rap - plataforma de agendamento online que conecta clientes com negócios de beleza e estética.

  • DUP (Dar um Passeio) - Plataforma online de caronas que conecta pessoas que precisam se deslocar entre municípios dividindo os custos da viagem.

  • Paper Love - Plataforma online de compartilhamento de materiais didáticos ociosos conectando quem tem livros em casa com quem precisa de livros para estudar.

  • Everest Conhecimentos - Plataforma online que conecta estudantes com dificuldades em certas matérias com tutores que conduzem grupos de estudos.

  • Cleaning - Plataforma online que conecta clientes com prestadores de serviços domésticos.

  • Doações de Roupas - Plataforma online para doações de roupas que conecta quem tem o que doar com instituições que gerenciam doações para quem precisa.

  • SOS Bike - Solução digital que conecta ciclistas com bicicletarias que oferecem consertos in loco.

  • O Fantástico mundo do Aprendizado - Curadoria de conteúdo de educação infantil como vídeos, jingles e jogos educacionais.

  • Ajuda Solidária - Plataforma online para doações de diversas categorias de itens ociosos nas casas das pessoas.


Os alunos também validaram o interesse da população em soluções para o transporte escolar, para a busca e oferta de emprego e também para o compartilhamento de ferramentas de trabalho ociosas.


A banca de "investidores" avaliou os negócios que mais avançaram e que demonstraram maior potencial de crescimento.


Este é o resultado da cooperação entre a prefeitura de Amambai e o SEBRAE MS que serve de exemplo para que outros municípios também levem a pauta da inovação para jovens de todo o Mato Grosso do Sul.


Quer levar o programa Startup na Escola para a sua instituição de ensino em 2023? Entre em contato conosco!

24 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page