top of page

Cynefin: Como entender problemas e tomar decisões


Você já montou um plano para resolver um problema com cada passo detalhado, prevendo cada cenário e de algum jeito ele falha espetacularmente? Até mesmo os planos que você acredita ser os mais infalíveis? Sim, não é? Mas porque isso acontece?


Nossos projetos, planos e produtos frequentemente são sustentados em cima de incertezas, que facilmente nos levam para situações ruins. Essas incertezas são provenientes do mundo V.U.C.A (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) que vivemos, onde anda cada vez mais complexo no andar dos dias.


Então, se você acha que pode prever tudo e tratar cada plano de um único jeito, eu te digo, não faça isso! Vai dar muito errado! Então, o que podemos fazer?

É preciso entender a natureza do problema e decidindo uma melhor forma de abordá-lo. Para isso te apresento o Framework Cynefin, criado pelo David Snowden.


Uma das utilidades do Framework Cynefin é esclarecer nossa compreensão de como as coisas funcionam. Podemos usá-lo para classificar a natureza de nossos problemas e depois seguir sua sugestão de abordá-los. O Cynefin é dividido em cinco domínios. Cada domínio é representado por diferentes níveis de complexidade, que podemos facilmente analisar e responder. Além disso, podemos entender maneiras de realizar os projetos e a forma de liderança em cada domínio.


Então, vamos ao Framework do Cynefin:

Os cinco domínios:

Claro:

Quando algo está no domínio do claro, ela tem uma causa e efeito conhecível. Todo mundo sabe bem como as coisas funcionam. Se uma tarefa estiver no domínio claro, certamente você conhecerá as melhores práticas e funcionará com todos, sem mistério. Basta seguir os procedimentos.

Ex: Planeje férias. Você pode encontrar os melhores scripts e, se você seguir as regras, na maioria das vezes terá uma ótima viagem.


Cynefin nos sugere sentir, categorizar e responder.

Abordagem de projeto: no domínio claro, é melhor escolher uma abordagem em cascata e/ou um checklist, porque os requisitos são bem conhecidos e podemos prever com facilidade o início e o fim.

Liderança: Como tudo deve estar claro para todos, a melhor liderança corresponde ao Comando e Controle. Como você imagina, qualquer tentativa de ficar fora do processo é desperdício ou te levará a um resultado não almejado. Um líder, neste domínio, deve comandar de forma clara e precisa.


Complicado:

O domínio do Complicado é fácil de se reconhecer, é quando você precisa de algum especialista de alguma área para orientá-lo. Você provavelmente não sabe o que fazer e provavelmente há várias maneiras de alcançar o resultado. O especialista provavelmente não oferece a melhor prática (porque não há apenas uma), mas as boas. Às vezes, precisamos de alguns dados ou algum tipo de experiência prévia sobre o problema para procurar uma boa resposta.

Ex: Construindo um edifício.

Você precisa de especialistas de diferentes áreas da construção (Civil, elétrica, hidrossanitária ...) e eles devem trabalhar juntos. Existem várias maneiras de construir um edifício e uma das principais tarefas é identificar o melhor esboço para o projeto.

Cynefin nos sugere sentir, analisar e responder.

Abordagem do projeto: Um híbrido de cascata-ágil é recomendado aqui. Quando algo estiver bem mapeado, siga em frente, planeje e execute. Mas, às vezes, você verá que algumas suposições se baseiam em decisões de especialistas; portanto, preste atenção e gerencie-as de perto.

Liderança: Você deve coordenar a equipe, como líder, deve deixá-los trabalhar e remover impedimentos que atrapalhem o desenvolvimento. Lembre-se, aqui você não é mais o cara que sabe tudo. Tente tirar o melhor de seus especialistas e ajudá-los a trabalhar juntos.


Complexo:

Aqui, a incerteza é maior do que se é conhecido. Você não pode prever o resultado, e só poderá explicar seu resultado após a execução do evento. Às vezes, as mesmas coisas que já funcionaram não podem ser reproduzidas novamente para alcançar o mesmo resultado. A idéia geralmente é baseada em experimentação empírica.

Ex: Um plano de negócios para startups. Quando uma startup começa a validar seu plano de negócios, ela enfrenta novas idéias, novos clientes e novas experiências. Ninguém testou o que você está tentando fazer, no mesmo ambiente ou caso. Mesmo os especialistas não poderão de trazer toda a clareza para ajudá-lo a realmente prever seu resultado.

Então, a Cynefin nos sugere sondar, sentir e responder.

Abordagem do projeto: As técnicas do Agile e do Design Thinking provavelmente o ajudam a traçar um esboço. A abordagem aqui é testar e prototipar assim que você criar uma base inicial. Para que depois de validado te leve do domínio do complexo para o domínio do complicado ou claro.

Liderança: Colaboração é a chave. Embora você e sua equipe tenham conhecimento, não é o suficiente para chegar onde você deseja. Portanto, para ter sucesso, vocês devem trabalhar juntos e encontrar a resposta também juntos. Aqui toda a decisão deve ser tomada em conjunto. A chave é trabalhar com uma equipe multidisciplinar.


Caótico:

O domínio caótico é onde você não gostaria de estar. Aqui o nível de incerteza é muito alto e nada faz sentido. Aqui estamos lidando com coisas não viáveis ou possíveis. O domínio caótico pode ser facilmente alcançado quando negligenciamos as restrições dos outros domínios.

Ex: um projeto fora de prazo. Imagine que você deve entregar seu projeto, mas ele deve ser concluído amanhã, e o tempo que você precisa executar não é suficiente. Portanto, o tempo que você perde tentando planejar, o coloca mais longe de entregar mais valor. Portanto, o melhor que você pode fazer para confiar em sua ação. Talvez com ação você consiga mais tempo e voltar a ter tempo suficiente para tornar as coisas mais controláveis.

Cynefin nos sugere para agir, sentir e responder.

Abordagem do projeto: Use a técnica do Go Horse! Não olhe para trás ou tente não prever, apenas faça. Depois de ganhar algum tipo de retorno (imigrar para outro domínio), você provavelmente usa outra abordagem para colocar as coisas de volta nos trilhos.

Liderança: Como líder, comande sua equipe para fazer alguma coisa. Seu objetivo é deixar essa situação. Talvez o melhor que você possa fazer seja o seu primeiro pensamento.


Desordem:

Você está neste domínio quando vê influência de um ou mais outros domínios ao mesmo tempo. As coisas se misturam muito (certezas e incertezas) e é preciso definir algum caminho.

Ex: Suporte Técnico

Quando alguém solicita uma ajuda de TI, até você perceber o problema, você provavelmente segue uma lista de verificação e liga para um especialista, testa o equipamento ou desiste e deixa-o quebrado.

Cynefin sugere que você divida todo o problema em partes e tente categorizar essas partes em outros domínios. Isso trará mais clareza sobre a natureza do problema.

Abordagem do projeto: Eu recomendo começar com o modelo de Tuckman (Forming, Storming, Norming, Performing, Adjusting). Literalmente no domínio da desordem é preciso organizar o problema a fim de achar uma resposta para tomada de decisão.

Liderança: como líder, colabore com sua equipe para entender como você pode mudar as coisas da desordem e encontrar outro domínio bem conhecido. Organize também como você pode manter essa liderança em meio a desordem.


MAIS CYNEFIN:

Como você pode ver, o Cynefin é uma estrutura versátil, na qual podemos realmente usar sua visão. Ele pode ser aplicado para muitas outras funções.


CAÓTICO -> COMPLEXO -> COMPLICADO -> CLARO.

Quanto mais a direita, menos previsibilidade temos, então uma idéia é tentar mover seu problema para o domínio mais à direita possível. Tente acompanhar o que colocou seu projeto no domínio relacionado. Isso ajuda você a simplificar seu trabalho e torná-lo mais previsível. Simplificar demais pode ser perigoso (diminuir o valor percebido), então é importante saber dosar.


Se você estiver interessado em saber mais sobre o Cynefin Framework e suas outras aplicações, posso trazer uma visão mais profunda desse maravilhoso framework.

Apenas me avise!


Texto escrito por Lean Sartori


1.950 visualizações0 comentário
bottom of page