top of page

Estrutura simples realiza separação de componentes sanguíneos


''Racks Magnéticos'': a estrutura que substitui uma centrífuga refrigerada tradicional.

Este projeto versa sobre uma demanda da área da Medicina Veterinária, em que uma médica procura o Living Lab MS com o objetivo de construir uma solução que substitui uma centrífuga refrigerada tradicional. Para isso, o produto precisa entregar eficiência e agilidade no processo de separação do DNA e RNA, componentes genéticos sanguíneos. Portanto, ela utiliza da impressora 3D para que ao montar o equipamento requerido, obtenha uma solução de baixo custo.


A cliente traz essa demanda buscando levar a solução para uma nova clínica laboratorial de animais. Onde uma centrífuga refrigerada que é habitualmente utilizada possui um custo elevado. Para solucionar isto, a médica realiza no laboratório Living Lab uma solução que se chama ‘’beads magnéticas’’, que facilita a extração de ácidos nucleicos (DNA e RNA), já que diferindo de uma centrífuga tradicional que demora entre 2 a 3 horas para realizar a separação destes componentes, ela realiza em no máximo 5 minutos. Desta forma, possibilita uma disponibilidade maior de resultados laboratoriais em menor tempo. Além disso, as beads utilizam de agentes seguros e de baixo custo, enquanto a extração tradicional destes componentes utiliza de agentes químicos nocivos à saúde, como clorofórmio e ácidos.


As ‘’Beads Magnéticas’’ são produzidas através das impressoras 3D do laboratório sul mato grossense, elas foram montadas com espaços para agregar os ímãs de neodímio que realizam a separação dos componentes sanguíneos, e com espaços para serem colocadas as amostras, que ao serem posicionadas, entram em contato com o ímã, ocorrendo essa separação.




Estrutura dos Racks Magnéticos.




Separação sanguínea das soluções contidas nas pipetas.


3 visualizações0 comentário
bottom of page