top of page

Já pensou em ser um nômade digital?


Com o avanço da internet e o fortalecimento cada vez mais dos processos digitais, a forma de se trabalhar passa por uma mudança desde o início dos anos 2000, mas que ganhou força com a pandemia de covid-19, tendo neste momento uma ruptura. A pandemia escancarou uma mudança que já vinha ocorrendo, mesmo que de forma lenta, de transformação da maneira com que lidamos e trabalhamos com a internet. Com o distanciamento social imposto, o modelo home-office se tornou imperativo e adotado por grandes, médias e pequenas empresas. Claro que tal modo de trabalho não é possível a todos os ramos de negócios, pois o físico é, e sempre será essencial para muitas maneiras de se trabalhar.

Assim, surge nos últimos tempos um comportamento denominado de nomadismo digital, já ouviu falar? Se não, continue a leitura e entenda um pouco mais sobre esse mundo, suas possibilidades e maneiras de enxergar a vida.

Diante das mudanças tecnológicas e sociais dos últimos anos, o nomadismo digital caracteriza o indivíduo que diante das possibilidades da internet para um trabalho 100% remoto, constrói sua vida (ou parte dela) sem se fixar em nenhuma cidade, pois não depende de uma localização física.

Julia Yellow/The New York Times

De acordo com o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, empresa global especializada em migração, é estimado que até 2035 existam cerca de 1 bilhão de nômades digitais. Neste sentido, a tendência se caracteriza como uma ação inovadora no que tange a um favorecimento propício para conexão entre pessoas, troca de ideias e trabalho.




E QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Embora a princípio se tornar um nômade digital possa parecer complexo e bastante desafiador, em um tempo pós-pandemia de Covid-19 cresceu a demanda por este formato de trabalho tanto por parte de empresas, que viram seus custos com infraestrutura diminuírem, quanto por parte de funcionários, que puderam vislumbrar novas possibilidades de vida sem abrir mão do trabalho seguro.

Logo, diversas são as vantagens para ambos os lados, empresas e funcionários. Vamos falar aqui de algumas vantagens para quem deseja experimentar o nomadismo digital e usufruir de seus benefícios.


  1. Conhecer novas culturas

A possibilidade de trabalhar em meio a distintas culturas do Brasil e do Mundo é uma chamariz e tanto para quem pretende se tornar um nômade digital. Esse motivo talvez seja o que mais chama a atenção e desperta o interesse daqueles que estão pensando no assunto. O Nomadismo digital abre a possibilidade de poder conhecer novas culturas e mesmo assim não largar a mão do trabalho regular.


  1. Trabalhar em novos lugares

Ao lado de conhecer novas culturas muitas vezes está a descoberta de novos lugares possíveis para trabalho, que podem tanto ser na cidade ao lado da sua ou em outro continente, vai depender sempre da sua criatividade e força de vontade.


  1. Flexibilidade

Embora não seja uma característica ainda adotada por muitas empresas, a flexibilidade de trabalho é quase sempre possível para profissionais autônomos e freelancers. Isso porque o horário, a demanda, e a quantidade de serviço ofertado são questões gerenciadas por apenas um profissional.


  1. Trânsito

A redução da necessidade do deslocamento faz com que se perca menos horas em engarrafamentos, sinais vermelhos e outras questões que gastam tempo. Além disso, existe também a redução de gastos com o próprio deslocamento, seja ele com transporte privado ou público.

  1. Qualidade de vida

Com a vantagem de se trabalhar 100% home-office, sem estar preso a uma estrutura física, o campo de possibilidades se abre consideravelmente, seja por não precisar sair de casa, de não pegar trânsito ou outras questões relativas à mobilidade, como também por poder ter mais contato familiar e facilidade para práticas físicas.



5 PROFISSÕES NÔMADES


Desenvolvedor

Com o uso cada vez maior dos processos digitais e migração de processos que antes eram manuais para o online, cresce a cada dia a demanda por desenvolver web e mobile. A necessidade de estar na internet para empresas de diferentes portes é urgente, e com isso cria-se a demanda por esses profissionais. Não apenas estar na internet como também desenvolver sistemas próprios entre web e mobile para os grupos empresariais.


Designer

Na toada dos desenvolvedores, os designers de experiência e de interface (UX e UI) respectivamente, ganham terreno como a alta dos processos digitais. Não basta apenas estar na internet, é preciso desenhar uma experiência de usuário que seja atrativa e que faça o cliente ou o usuário retornar.


Produtor de conteúdo

Nem apenas de promoções e vendas os perfis comerciais vivem, para isso, é preciso criar estratégias de comunicação, de marketing e de conteúdo. Assim, o produtor de conteúdo atua desenvolvendo tais eixos comunicacionais e mantendo os perfis ativos para a base de usuários. É possível também ser um produtor de conteúdo independente para a internet, como youtubers, influencers e outros tipos de produtores.


Gestor de mídias sociais

Ao lado do produtor de conteúdo, o gestor de mídias sociais pode ser uma boa saída para quem deseja se tornar um nômade digital. Gerir as mídias sociais de uma empresa, pensando em estratégias, dessa vez não de conteúdo, mas de atuação para que haja crescimento e engajamento por parte do público alvo. Questões


Dono de e-commerce

Manter um e-commerce, um negócio de base digital, é uma oportunidade para aqueles que querem empreender na internet e manter o estilo de vida nômade digital. A depender do tipo de negócio, questões como estoque, envio e compras podem ser terceirizadas, facilitando assim a vida do nômade digital.


PROJETO NÔMADES DIGITAIS

Buscando propor diálogo com essas pessoas, o projeto Nômade Digital é uma ação desenvolvida pelo Living Lab/Sebrae-MS, em que consiste no uso do espaço físico do Living Lab por pessoas que trabalham remotamente e buscam um ambiente disruptivo e propício a conexões. Em troca, o participante do Nômade Digital entrega como contrapartida ao Living Lab algum conhecimento por meio de talks, produções textuais para mídias sociais, gravação de vídeos e mentorias.

Mas e aí, depois de tudo isso você já pensou em ser um Nômade Digital? Se interessou pela oportunidade? É só preencher esse formulário que iremos entrar em contato contigo! Até mais


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page