top of page

Já imaginou suas plantas se irrigando sozinhas?


Irrigador automático.

Este projeto versa sobre um irrigador de plantas automático. Onde o desenvolvedor o cria com o objetivo de evitar a morte de suas plantas durante períodos que ele passa longe de casa. Além disso, ele se inspira na logomarca do Living Lab para montar o vaso e o reservatório de água.


O irrigador automático é inspirado no trabalho de Lina Monaco, estudante da Fab Academy, contemplando o escopo do projeto, porém com algumas aplicações a mais, como inclusão de fotoresistores e sensores ultrassônicos. Deste modo, o criador decide montar um produto mais simples que atende a sua necessidade, monta assim um conjunto modular de caixas, que foram inspiradas na logo do Living Lab, em que são armazenadas as plantas e interligado um sistema eletrônico a elas, controlado por um Arduino (que capta as informações dos sensores, analisa e as traduz para o irrigador). Dessa forma, o sensor de umidade e luminosidade aciona a bomba de água, sensor ultrassônico, para alterar o nível do reservatório.


Outro ponto é o modelo e os materiais utilizados para montar a estrutura, onde as caixas são feitas com madeira de compensado naval 10mm, o reservatório possui mais uma camada de caixa, sendo feita com acrílico para evitar o vazamento da água. Além disso, são colocados estruturas eletrônicas que possibilitam a automatização do irrigador.




Estrutura das caixas inspiradas na logomarca do Living Lab.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page