top of page

O que são NFT?

Não se trata apenas da palavra mais pesquisada do ano de 2021, e nem somente de uma sigla para abreviar 3 palavras que (à princípio) parecem não fazer sentido quando estão juntas.


NFT pode ser definido simples e resumidamente como um certificado digital IMUTÁVEL e INDELÉVEL de qualquer bem (seja físico ou digital).


Nesse ponto do texto já poderíamos parar, pois já respondemos a pergunta inicial - e que tanto intriga um mar de gente. Mas vou estender um pouco sobre as principais formas de utilização/aplicação no mundo real. Em outras palavras, como isso dá pra ser usado NA PRÁTICA.


Como a função base de um certificado é atestar um fato, podemos pegar como exemplos de uso uma letra de música e uma imagem criada digitalmente.


Não são raras as vezes que se levantam acusações sobre copyright e alegações de uso indevido de composições e melodias na indústria da música. Caso haja a inclusão em órgãos de registro de obras (como INPI), a autoria pode ser comprovada mais facilmente e os direitos garantidos - por mais que possa levar tempo em um possível desenrolar de processo legal.



Bored Ape Yacht Club, um dos NFT'S mais famosos do mundo


Assim como esses órgãos de registro, um NFT também confere legitimidade sobre a autoria de uma obra que venha a ser registrada (nesse caso em uma rede distribuída e descentralizada de dados). Os efeitos serão os mesmos e as leis de copyright podem ser aplicadas mediante esse registro que, por exemplo, poderá comprovar anterioridade, tornando inautênticas as obras(com mesmo conteúdo) posteriormente registradas.


No caso de imagens criadas digitalmente, o mesmo se aplica mas é preciso ressaltar um ponto. Normalmente artistas digitais não usam meios formais de registro para TODAS as imagens que eles criam. E, ao expor essas obras em locais de fácil acesso para qualquer pessoa, tais imagens acabam ficando "vulneráveis" à ações desprezíveis como plágio e uso indevido - incluindo exploração comercial do item.


O fato de NFTs serem elementos nativos "da internet para a internet", facilita a 'conversa' entre um bem digital e sua respectiva certificação digital mais fluída. Como com a música, as garantias que o autor passa a ter se tornam muito maiores e sua proteção (e a dos seus bens digitais) passa a acontecer de verdadeiramente.


Espero que este texto possa ter esclarecido um pouco mais sobre o que um NFT de fato se propõe e, nas entrelinhas, por que de fato ele é uma revolução.


 

Este conteúdo foi produzido por Anderson de Castro (Dropday Clu) como contrapartida da participação no Projeto Nômade Digital. Se você quiser participar é só clicar aqui :D

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page