top of page

Prototipagem imitando queijo evita o desperdício e diminui custos de produtor


Protótipo imitando o queijo original.

Neste projeto, um produtor de queijos comparece ao laboratório e promove uma solução que evita o desperdício dos produtos, os quais estragam durante a demonstração aos clientes ao serem apalpados e retirados de refrigeração. Por isso, o fabricante decide montar um protótipo do queijo no Laboratório Living Lab, criado com materiais que trazem semelhança às peças originais.


No laboratório, o produtor desenvolve um molde feito nas máquinas 3D e dentro deste molde coloca um acetato para desenformar corretamente o produto a ser derramado. O insumo que utiliza para montar a peça que simula o queijo é o Silicone Bicomponente na cor branca, que traz a textura e peso equivalentes à peça original. Após secagem do produto, o retira da forma e embala a vácuo na mesma embalagem dos queijos fabricados, obtendo um protótipo com a mesma aparência do queijo original.


De acordo com o fabricante, o projeto evitou com que fosse desperdiçado em média 2 peças de queijo por semana, economizando um total de quase 100 peças anuais.



Molde 3D com acetato.

Protótipo sendo desenformado.





4 visualizações0 comentário
bottom of page