top of page

Aprenda o que é um Paquímetro e como utiliza-lô

Quem nunca precisou medir algo com precisão? Nem sempre uma régua ou uma fita métrica resolvem o problema com medidas, muitas vezes é essencial saber minuciosamente o tamanho dos objetos. Para isso existe o Paquímetro, uma ferramenta que realiza medições com precisão. Esse instrumento é essencial para a cultura maker, onde possibilita a criação e corte de peças para fabricação digital. Além de ser capaz de realizar quatro tipos de medidas, sendo chamado de quadrimensional. Sendo elas: Medição externa, interna, de profundidade e de ressaltos.

No laboratório é imprescindível o uso deste material, já que para construir peças na impressora 3D, recortar peças na máquina à laser ou até mesmo utilizar a Router CNC é preciso que todas as medidas dos materiais a serem utilizados sejam extremamente precisas, para o produto obtido apresentar a qualidade desejada.

Para aprender a utilizar um paquímetro primeiro é preciso entender as partes que o compõem, para assim utilizá-lo corretamente.

Ele possui uma parte fixa com escala milimétrica e escala em polegadas, comparando estes dois parâmetros. Também possui uma parte móvel, chamada de nônio, que proporciona uma maior precisão em resoluções menores. Além disso, existem outras duas partes importantes, a trava que possibilita a marcação das medidas e o apoio para dedo, utilizado para deslizar a parte móvel com mais facilidade.



Imagem indicando as partes do Paquímetro.

Um ponto de muita importância que o paquímetro traz é a sua precisão, que aparece gravada no final da escala do nônio. A maioria das vezes esta precisão é repassada na casa dos centésimos de milímetros.


A forma mais adequada para medir utilizando essa ferramenta é primeiramente saber qual dos quatro tipos de medidas será operacionalizada, após isso, posicionar no objeto a parte do aparelho que condiz com a escolha da medida. Depois, observar onde está o zero da parte móvel e com qual número da parte fixa ele está coincidindo, assim será indicado o primeiro número da medida. Desta forma, indicando o valor a ser encontrado.



88 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page