O que é e como medir o impacto?

Se você pretende iniciar ou já está empreendendo em algum negócio social, um tema que deve estar muito bem compreendido é sobre como medir o impacto que sua iniciativa está promovendo. O entendimento e a devida medição das mudanças positivas que o seu negócio está promovendo certamente contribuirão para atrair a atenção de investidores de impacto.

Segundo o sistema IRIS+, um dos mais aceitos entre os investidores sociais do mundo para medir, gerenciar e otimizar o impacto, podemos definir o impacto como uma mudança em um resultado positivo ou negativo importante para as pessoas ou para o planeta.


E tal impacto pode ser entendido, descrito e medido por meio de 5 dimensões:


O QUE: Compreender os resultados para os quais a iniciativa está contribuindo e a importância dos resultados para as partes interessadas.


QUEM: Compreender quais partes interessadas estão sendo impactadas e quão mal atendidas estavam antes da atuação do empreendimento.


QUANTO: Compreender quantas partes interessadas foram de fato impactadas positivamente, qual o grau de mudança e por quanto tempo experimentaram o resultado da atuação direta do negócio social.


CONTRIBUIÇÃO: Avaliar se os esforços de uma projeto e/ou investidor obtiveram melhores resultados do que se houvesse ocorrido de outra forma.


RISCO: Avaliar a probabilidade do impacto ser diferente do esperado.


A medição e gestão de impacto são essenciais para fazer investimentos de impacto eficazes. Inclui identificar e considerar os efeitos positivos e negativos de uma abordagem de investimento nas pessoas e no planeta e, em seguida, descobrir maneiras de mitigar o negativo e maximizar o positivo em alinhamento com seus objetivos.


Fonte: https://iris.thegiin.org/


======


Se interessou pelo assunto? Quer conhecer mais sobre como iniciar um negócio social ou acelerar o seu? Então fique ligado no nosso blog e participe conosco do grupo exclusivo para troca de experiência sobre negócios sociais no MS.


Clique aqui para entrar no grupo do Whatsapp de Negócios Sociais do MS

21 visualizações0 comentário