top of page

O que é e como medir o impacto?

Se você pretende iniciar ou já está empreendendo em algum negócio social, um tema que deve estar muito bem compreendido é sobre como medir o impacto que sua iniciativa está promovendo. O entendimento e a devida medição das mudanças positivas que o seu negócio está promovendo certamente contribuirão para atrair a atenção de investidores de impacto.

Segundo o sistema IRIS+, um dos mais aceitos entre os investidores sociais do mundo para medir, gerenciar e otimizar o impacto, podemos definir o impacto como uma mudança em um resultado positivo ou negativo importante para as pessoas ou para o planeta.


E tal impacto pode ser entendido, descrito e medido por meio de 5 dimensões:


O QUE: Compreender os resultados para os quais a iniciativa está contribuindo e a importância dos resultados para as partes interessadas.


QUEM: Compreender quais partes interessadas estão sendo impactadas e quão mal atendidas estavam antes da atuação do empreendimento.


QUANTO: Compreender quantas partes interessadas foram de fato impactadas positivamente, qual o grau de mudança e por quanto tempo experimentaram o resultado da atuação direta do negócio social.


CONTRIBUIÇÃO: Avaliar se os esforços de uma projeto e/ou investidor obtiveram melhores resultados do que se houvesse ocorrido de outra forma.


RISCO: Avaliar a probabilidade do impacto ser diferente do esperado.


A medição e gestão de impacto são essenciais para fazer investimentos de impacto eficazes. Inclui identificar e considerar os efeitos positivos e negativos de uma abordagem de investimento nas pessoas e no planeta e, em seguida, descobrir maneiras de mitigar o negativo e maximizar o positivo em alinhamento com seus objetivos.


Fonte: https://iris.thegiin.org/


======


Se interessou pelo assunto? Quer conhecer mais sobre como iniciar um negócio social ou acelerar o seu? Então fique ligado no nosso blog e participe conosco do grupo exclusivo para troca de experiência sobre negócios sociais no MS.


Clique aqui para entrar no grupo do Whatsapp de Negócios Sociais do MS

118 visualizações0 comentário
bottom of page