top of page

Panorama dos investimentos de impacto no Brasil e no mundo

O mercado global de investimento de impacto cresceu no período de 2018 e 2019, e possui atualmente um valor estimado de aproximadamente US$ 715 bilhões como mostra a pesquisa realizada pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), divulgado em setembro de 2020.



O setor de investimento de impacto na América Latina também mostrou um aumento significativo de atividade e apresentou enorme progresso no período de 2018 e 2019. Com a entrada de novos capitais no setor de impacto, provenientes de diversas fontes, o aumento da proporção de investidores locais representa uma base particularmente positiva para o desenvolvimento do setor.


Um fato importante apontado pela pesquisa é que a mensuração do impacto utilizando ferramentas como o IRIS+ e o alinhamento aos ODS estão se tornando práticas comuns para investidores. Isso demonstra como esses assuntos precisam ser dominados por quem deseja empreender e buscar investidores de impacto para seu negócio.


Ainda assim, as atividades de investimentos em 2018 e 2019 revelaram lacunas e desafios que serão mais difíceis de serem superados, devido ao impacto econômico da pandemia a partir de 2020. Embora muitas operações menores tenham ocorrido, elas focaram em empresas menores e bem-estabelecidas do setor agrícola, ao invés de empresas

de impacto em estágio inicial de setores variados.


A atividade de investimento de impacto também está amplamente focada em um número relativamente pequeno de setores, principalmente agricultura, microfinanças, serviços financeiros e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Apesar do interesse declarado dos investidores em uma variedade muito mais ampla de setores, incluindo biodiversidade e conservação, a atividade de investimento de impacto nessas áreas continua sendo uma oportunidade que ainda não foi totalmente aproveitada.


Se desejar ter acesso completo à pesquisa, clique aqui.


Fonte: https://www.andeglobal.org/


======


Se interessou pelo assunto? Quer conhecer mais sobre como iniciar um negócio social ou acelerar o seu? Então fique ligado no nosso blog e participe conosco do grupo exclusivo para troca de experiência sobre negócios sociais no MS.


29 visualizações0 comentário
bottom of page