top of page

A ORIGEM DOS NEGÓCIOS SOCIAIS




Ultimamente temos ouvido falar muito sobre negócios sociais, negócios de impacto socioambiental e até negócios inclusivos (tema dos nossos próximos posts).


Mas afinal, você sabe como e onde tudo começou?


Foi em 1976 que o Professor Muhammad Yunus, com apenas 27 dólares, fez um empréstimo a 42 mulheres que viviam abaixo da linha da pobreza na vila de Jobra, em Bangladesh.

Essas moradoras viviam em um ciclo de miséria, presas a agiotas locais. Com o empréstimo realizado elas puderam pagar suas dívidas e começar pequenos negócios. O pequeno experimento teve um grande efeito, os empréstimos foram pagos, gerando novos empréstimos. A vida da população de Jobra começava a mudar.

Inspirado pela experiência positiva, e percebendo quanto impacto podia ser gerado com uma pequena quantidade de dinheiro, o Professor Yunus fundou o Grameen Bank, com a finalidade de emprestar dinheiro (microcrédito) para pessoas que não teriam acesso a capital em bancos comerciais tradicionais.

Grameen é a palavra Bengali para "aldeia" e, portanto, descreve o próprio caráter da filosofia de negócios sociais - começando em pequena escala. O Grameen Bank cresceu e se tornou um grande sucesso, permitindo que um número enorme de pessoas saísse da pobreza.


O Grameen Bank foi o ponto de partida não só para o microcrédito, mas para uma nova forma de fazer negócios, replicável em diversos setores: os negócios sociais – pequenas e grandes empresas que, em sua essência, buscam solucionar desafios urgentes da sociedade de maneira financeiramente autossustentável. Em contrapartida à distribuição de dividendos, essas empresas reinvestem seu lucro no próprio negócio, para alavancar seu crescimento e, especialmente, multiplicar seu impacto positivo continuamente.


Desde então os negócios sociais crescem a cada ano e estão literalmente mudando a realidade das comunidades onde estão operando.


Fonte: Yunus Negócios Sociais


======


Se interessou pelo assunto? Quer conhecer mais sobre como iniciar um negócio social ou acelerar o seu? Então fique ligado no nosso blog e participe conosco do grupo exclusivo para troca de experiência sobre negócios sociais no MS.


Entrar no grupo do whatsapp de Negócios Sociais do MS: https://chat.whatsapp.com/EgmV5jtYpUm6WT5CMwMmQS

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page