DAS GRANDES MUDANÇAS BROTA UM NOVO EQUILÍBRIO

Dias 16 e 17 de Junho aconteceu o Evento Imagine 5.0, o primeiro evento do Brasil feito para líderes que querem tornar as empresas mais humanas, inclusivas e sustentáveis.


O evento foi um sucesso e o tema Sociedade 5.0 está ganhando espaço na nossa comunidade de conteúdo. Confira o resumo preparado por nós da palestra "DAS GRANDES MUDANÇAS BROTA UM NOVO EQUILÍBRIO" por Naoko Ogawa.


Faça parte dessa comunidade, compartilhe conosco as suas opiniões, pensamentos, conteúdos e percepção sobre o tema através do email livinglabms@gmail.com


Para abrir o evento, Naoko Ogawa, co-diretora da Keidanren, foi convidada para falar sobre a Sociedade 5.0, um conceito nascido no Japão. Sendo uma das mais importantes organizações econômicas do Japão, Keidanren tem a transformação digital e a Sociedade 5.0 como seus principais pilares de atividade.


Diante da rápida inovação tecnológica, tais como inteligência artificial, blockchain e biotecnologia, o cenário global está mudando. A Sra. Ogawa explica que o centro da economia mundial está em mutação, assim como a mentalidade global. Em todo o mundo, as pessoas estão se tornando mais atentas às questões ambientais globais e às disparidades sociais. Desde a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em 2015, o investimento econômico em sustentabilidade tem aumentado.


“Não podemos evitar estas mudanças, mas não temos que nos preocupar com isso. Cada mudança traz oportunidades, e precisamos tirar proveito delas. Para fazer isso, a imaginação é muito importante. É a chave para moldar um futuro mais promissor”.


Contextualizando, a Sra. Ogawa ilustrou como novas ferramentas e tecnologias impulsionam as nossas capacidades aprimoradas: os seres humanos melhoraram a capacidade de produzir alimentos, o que os libertou da fome.


A mudança para uma sociedade industrial aumentou a capacidade de explorar a energia. Já agora, na era da Sociedade da Informação, das telecomunicações e da Internet, as oportunidades parecem não ter fim, eis o movimento que podemos chamar de transformação digital.


A Sra. Ogawa explica que a transformação digital irá alterar drasticamente muitos aspectos da sociedade, incluindo os da vida privada, da administração pública, da estrutura industrial e do emprego. Ela traz mudanças fundamentais para a sociedade, e estas podem ser irreversíveis se forem mal aproveitadas.


Assim, a Sociedade 5.0 é centrada no ser humano. Isto significa que devemos alavancar e combinar nossa imaginação e criatividade, únicas na nossa espécie, para desempenhar um papel central na criação desta sociedade. “A combinação da transformação digital com a criatividade facilitará a resolução de problemas e a criação de valor que conduzirá a um futuro mais brilhante”.


Quatro valores caracterizam esta sociedade: o de resolução de problemas, o de criação de valor, o de diversidade e o de descentralização. Dada sociedade vem com uma liberação de restrições e liberdade para se viver diversos estilos de vida. Aqui, a direção comum entre a Sociedade 5.0 e os objetivos da ONU é deixada clara. Ambos significam resolver as questões sociais e econômicas em harmonia com a natureza.


A Sra. Ogawa compartilhou um projeto com nove aspectos da Sociedade 5.0. Ele envolve cidades e regiões, gestão de energia, prevenção e mitigação de desastres, saúde, agricultura e alimentos, logística, manufatura e serviços, finanças e serviços públicos.

Para finalizar, considerando o Japão como exemplo, a Sra. Ogawa não hesita quando diz que, como um dos principais a

tores da sociedade capitalista, a comunidade empresarial deve co-criar e se engajar ativamente na busca de soluções para desafios como as questões ambientais e a disparidade econômica. O caminho pela frente não será tranquilo. E a Sociedade 5.0 não é algo a vir, mas algo a co-criar. O principal protagonista não é a tecnologia, mas os seres humanos.


=======


Se interessou pelo assunto? Quer conhecer mais sobre o tema? Então fique ligado na nossa página de conteúdos e participe conosco do grupo exclusivo para troca de experiência sobre o tema Sociedade 5.0


Clique aqui para participar do grupo do Telegram.


Texto escrito por Laisa Lopes

#CompartilheConhecimento


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo