top of page

Você sabe a diferença entre NEGÓCIO SOCIAL, NEGÓCIO DE IMPACTO e NEGÓCIO INCLUSIVO?



Para quem está mergulhando agora no universo empreendedor, saber o significado e as diferenças entre os conceitos de empreendedorismo social mais usuais é essencial para o desenvolvimento dos negócios. Afinal, o mercado de impacto social no Brasil não para de crescer. Vamos então conhecer as diferenças entre os termos?


Negócio Social são empresas que têm a única missão de solucionar um problema socioambiental, são sustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos. O lucro inicial, quando recuperado pelo investidor, é utilizado para ampliar as atividades da própria empresa e, assim, garantir impacto social.


Negócio de Impacto (ou impacto social ou ainda de impacto socioambiental) difere de um negócio social em seu modelo jurídico de organização, abrangendo a possibilidade de redistribuição de seus dividendos, embora ambos os termos sejam associados ao mesmo objetivo, que é acabar com um problema socioambiental. Por exemplo, uma startup pode optar por repassar o lucro obtido para seus colaboradores, sem deixar de entrar na categoria de geração de impacto social.


Negócio Inclusivo, de acordo com a definição do Mapa de Soluções Inovadoras do Instituto Walmart, em parceria com a Ashoka, existem três implicações para esse termo: (1) projetos voltados para geração de oportunidades de emprego e renda para grupos com baixa ou nenhuma mobilidade no mercado de trabalho; (2) propostas de inclusão de pessoa com deficiência nestes espaços; (3) subcategoria de iniciativas de Negócios Sociais.


Talvez nesse momento você esteja se perguntando: "Ok, mas então qual termo eu devo escolher?"


Para quem está buscando por investimento, talvez o mais indicado é utilizar o termo "Negócio de Impacto" ou "Negócio de Impacto Social" – ou ainda, com uso menos frequente, "Negócio de Impacto Socioambiental", pois é o termo mais amplamente aceito pelos atores do campo de finanças sociais.


E aí, curtiu?! Acha que alguém mais se interessa por esses assuntos?

Então compartilhe esse post e vamos juntos fomentar os negócios de impacto no Mato Grosso do Sul!


Fontes:

Pense Grande, um programa da Fundação Telefônica Vivo.

Yunus negocios sociais

Uapa, jornalismo de impacto


======


Se interessou pelo assunto? Quer conhecer mais sobre como iniciar um negócio social ou acelerar o seu? Então fique ligado no nosso blog e participe conosco do grupo exclusivo para troca de experiência sobre negócios sociais no MS.


Entrar no grupo do whatsapp de Negócios Sociais do MS: https://chat.whatsapp.com/EgmV5jtYpUm6WT5CMwMmQS

1.266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page