top of page

Sebrae MS e Living Lab inauguram Lab Maker, laboratório de prototipagem com foco no empreendedorismo

Espaço apoia o surgimento de negócios inovadores em Mato Grosso do Sul e oferece estrutura diversificada para quem quer empreender


O Sebrae, por meio do Living Lab MS, inaugurou na última terça-feira (07) em um evento aberto à comunidade, o Lab Maker, laboratório equipado com ferramentas e equipamentos necessários para a construção de protótipos utilizando tecnologia. O espaço, primeiro Fab Lab do Sistema Sebrae, atenderá projetos em Mato Grosso do Sul e em todo o País.

A finalidade do Lab Maker é auxiliar no desenvolvimento de projetos empreendedores voltados a novos negócios ou melhoria de produtos e serviços já existentes, oferecendo suporte a pessoas ou empresas que buscam inovar e criar produtos com foco no empreendedorismo. O laboratório também é um espaço aberto para promover a discussão, a criação e o compartilhamento de aprendizados relacionados à cultura Maker, que é uma extensão da filosofia Do It Yourself – Faça Você Mesmo.



De acordo com Alexandre Nicoletti, analista de startups e head de prototipagem do Living Lab MS, a proposta do espaço é unir e captar as informações para a realização de projetos inovadores. “O espaço surgiu para unir os projetos e ideias com a tecnologia, essa é a principal ideia do Lab Maker, dar vida aos protótipos e aos projetos, tanto os que já estavam em andamento, como as propostas futuras. Além disso, somos parte da Rede Mundial Fab Foudation, o que nos proporciona uma troca muito grande de informações e experiências com os criadores de outros países”, disse Alexandre.



No local, a comunidade já pode utilizar de forma gratuita uma máquina Router CNC para corte em madeira; cinco impressoras 3D, sendo três de base de 30 centímetros de filamento, uma de resina, e outra em 4 cores, considerada uma das maiores do Brasil; máquina de corte a laser de materiais como MDF, acrílico, tecido, entre outros; máquina plotter para corte de adesivo vinílico; bancada de eletrônicos para desenhar circuitos; área de costura para confecção de acessórios inteligentes; além de mais de 200 ferramentas manuais de diversos tipos para a construção dos projetos.

Fab Lab

O Lab Maker do Living Lab MS integra a Rede Mundial Fab Foundation. Os Fab Lab são laboratórios que possibilitam a prototipagem técnica para inovação e invenção, onde são produzidos de forma personalizada e em baixa escala produtos ou melhoria de serviços, proporcionando estímulo de aprendizado e empreendedorismo. Qualquer pessoa, com ou sem formação técnica, pode aprender e experimentar.


Produtos e experiências oferecidas pelo Lab Maker:


Prototype - Aceleração Maker: Acompanhamento técnico e tecnológico para o desenvolvimento do projeto/protótipo, organizado em formato de Trilha de Aceleração especifica que objetiva a validação, ajudando o empresário a encontrar de forma ágil a melhor solução e aplicação para o produto e/ou negócio. O programa é dividido em etapas para melhor evolução da ideia e sua aplicação no desenvolvimento do protótipo com inserção da inteligência de software quando aplicável. Será usado como insumo ou novo negócio no mercado, respeitando escala local e global.


Meetup: Encontro para network, com propósito em compartilhar conhecimento e gerar oportunidade de se fazer negócios e estabelecer conexões para fortalecimento da cultura Maker (extensão da filosofia Do It Yourself), de prototipagem e de soluções de hardware. Neste encontro, o facilitador tem o papel de organizar o fluxo e a interação.


Open Day: Uma ação open, um dia aberto para receber pessoas interessadas em experienciar o que é um laboratório maker. Com uma programação aberta, permite aos participantes conhecer equipamentos, insumos, projetos já desenvolvidos e em desenvolvimento (respeitando as questões de sigilo, patentes e direitos autorais de cada projeto). O Open Day é também uma oportunidade para que empreendedores e sociedade entendam melhor do laboratório e da cultura maker e tragam seus projetos ou participem de soluções e produtos da programação de eventos/ações do Lab Maker.


Maker Experience DAY (Maker XP): Oficina de 2 a 3 horas, que objetiva explicar o que é a cultura maker, do faça você mesmo, tanto em teoria (funcionamento e tamanho deste mercado no Brasil e no Mundo), quanto na prática (equipamentos e seu funcionamento e composição, oportunidade de experienciar a criação de um protótipo simples). Assim, toda a dinâmica da oficina é demonstrar as soluções e possibilidades empreendedoras e de inovação que surgem dentro de um laboratório de prototipagem.


Oficinas Maker: Oficina para capacitação em temas específicos com o propósito de aprofundar na parte técnica, aplicações e práticas. Momento também de troca das experiências dos participantes e suas aplicações já experienciadas, cases e outros projetos que referenciam o mercado global e suas inovações, como o uso do que está disponível na rede fab lab.


Máquinas e equipamentos




01 - Cortadora a Laser

02 - Plotter de Recorte de Vinil

03 - Impressora 3D de Resina (SLA)

04 - Impressora 3D de Filamento (FDM) – 3 unidades

05 - Impressora 3D de Filamento (FDM) de Grande Porte

06 - Fresadora de precisão CNC

07 - Router CNC

08 - Placas e Componentes de Eletrônica

09 - Costura para Wearebles (vestimentas inteligentes)

10 - Equipamentos de Marcenaria e Serralheria

11 - Ferramentas manuais

12 - Computadores e Notebooks (Modelagem 3D e operação das maquinas)


Atendimento.

O Laboratório funciona de 8h a 12h e de 14h a 17h. O Lab Maker está localizado no Living Lab MS (Rua Brasil, 205 - Monte Castelo, Campo Grande/MS). Para o atendimento online, é possível acompanhar a programação em https://www.livinglabms.com.br/

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page