top of page

Tabuleiro Maker é o resultado da paixão de uma comunidade.


Em 2022 o Living Lab MS foi palco de mais uma Global Game Jam, evento que reúne a comunidade gamer em prol da inovação e o fortalecimento da indústria criativa. O objetivo da ação era aproximar pessoas interessadas no tema e desenvolverem seus primeiros jogos, ganhando espaço aos poucos dentro do mercado, porém, o Living Lab foi além, graças a estrutura de um laboratório maker que permitiu aos participantes criarem seus jogos na versão de tabuleiro.


O Lab Maker é um laboratório experimental focado a construção de protótipos, equipado com diversas máquinas e recursos que facilitam a produção de um jogo de tabuleiro, mas duas máquinas ganharam destaques e foram fundamentais nessa produção, a máquina de corte a laser e as impressoras 3D trouxeram vida para o projeto e tiraram a ideia do papel, tornando o jogo real.


Inspirados nos clássicos e também nos mais atuais, o jogo buscou a forma de jogar conhecida como Battle Royal onde o último sobrevivente alcança a vitória, utilizando elementos de RPG (Role Playing Game) que exploram o universo medieval e fantasias com orcs, humanos, elfos, anões e diversas outras raças que utilizam suas classes como Mago, Warlock, Druida, Monge, Assassino, Patrulheiro, Paladino, Guerreiro, Bárbaro e Bardo.


Cada personagem possui dois tipos de ataques, um de curta distância e outro de longa distância, ambos podendo ser melhorados quando o jogador encontra tesouros escondidos no cenário. Cada tesouro escondido tem a capacidade de melhorar um ataque dependendo do tipo de personagem que está utilizando.


Em resumo, cada jogador em seu respectivo turno, pode lançar um dado para se movimentar pelo tabuleiro e em seguida revelar/coletar tesouros do mapa ou atacar os oponentes. O último que sobreviver ganha!



O Projeto inicialmente começou apenas utilizando corte a laser em MDF, avançando para um segundo momento com impressoras 3D para construção de cenários e personagens. Hoje o jogo conta com diversas soluções maker que somam acrílicos e eletrônica para computar pontuação, além de lançador de dados produzida também no 3D.


A ideia futuramente é continuar aperfeiçoando o protótipo e conquistar a comunidade para quem sabe no futuro alcançar recursos para o desenvolvimento de uma plataforma online e expandir para o mundo todo.


Quem é apaixonado por jogos e já passou no Living, pode deixar seus comentários que enriqueceram a experiência do jogo e quem quiser conhecer o jogo de perto, as regras ou ajudar na construção desse projeto, ele fica disponível no Lab Maker. (Rua Brasil, 205 - Monte Castelo | Campo Grande/MS).

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page