top of page

O que é o Lab Maker?

O modelo padrão educacional é muitas vezes pautado por um professor, que com um conhecimento acerca de um tema, faz o repasse para os alunos, que de modo passivo escutam, memorizam e são testados periodicamente por meio de provas. É um modelo que se encontra cada vez mais em desuso e no meio de críticas por não permitir a inventividade, atuação direta e colaboração do aluno. Assim, com o passar do tempo, surgem novas formas de se aprender, testar e criar.

Logo, na contramão desse formato em que o aluno é apenas um ouvinte , ganha espaço nos últimos anos a ideia da cultura Maker e do Do It Yourself, isto é, a proposta do “faça você mesmo”, que estabelece um protagonismo em uma geração de alta conectividade e escalabilidade. Isso quer dizer que ao invés de esperar algum detentor do conhecimento, geralmente um professor, trazer determinada temática ou prática, o aluno por si só busca desenvolver e praticar.

Bancada de trabalho do Lab Maker com diversas ferramentas

A cultura Maker é baseada em 9 princípios básicos descritos no livro O Manifesto Maker do autor Mark Hatch. Fazer, Compartilhar, Presentear, Aprender, Equipar-se, Brincar, Participar, Apoiar e Mudar.

Todos esses pilares corroboram para a mudança de aprendizagem e de mentalidade no que diz respeito à aprendizagem, inovação e empreendedorismo, pois apoia diretamente a pessoa a frente do projeto e impulsiona a aprendizagem e a criação por meio da prática.



E QUAL O OBJETIVO?

Um espaço Maker pode ter diversos objetivos e formatações, sempre prezando pela prática e pela experimentação. No caso do Laboratório Maker instalado dentro do Living Lab do Sebrae Mato Grosso do Sul, o objetivo é orientado para a prototipagem e modelagem 3D em um ambiente de testes, criatividade e inovação por parte de seus usuários. Um protótipo, caso você não saiba, é a primeira versão de um produto, desenvolvida com o intuito de avaliar o que deve ser melhorado ou eliminado.

Tendo essa premissa, todos os projetos realizados no Lab Maker do Living Lab são orientados para a inovação e para o empreendedorismo. Um exemplo disso é o protótipo de colete para correção de postura da coluna cervical de pacientes com esses tipos de patologias. O colete é feito com uma tecnologia de filamento especial, o Polipropileno (PP), usado em peças que tenham contato com o corpo humano. Por ser atóxico, esse material permite os tipos de testes pretendidos pelos pesquisadores em pacientes

O projeto é um iniciativa de acadêmicos do curso de fisioterapia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com pesquisadores de outras áreas, como o estudante da FAENG, Márcio Scardua, o responsável pelos testes do protótipo feito em impressão 3D.

Com o apoio de profissionais orientados a produto, os responsáveis e e idealizadores do projeto, acompanham o desdobramento do processo, desde o desenho digital até a sua finalização.


Print do Software de desenho digital para impressão

O colete para correção da postura chegou ao Living Lab como uma ideia inovadora e com cunho empreendedor, a partir daí o desenho do produto é feito digitalmente para impressão. Com o produto impresso por uma máquina de impressão digital 3D em miniatura, testes de validação inicial são feitos para que melhorias sejam implementadas, melhorando a eficiência do produto.


Na imagem abaixo é possível ver o momento da impressão 3D do protótipo, onde o tempo total de impressão pode variar dependendo do tamanho, espessura e complexidade do projeto.



O Lab Maker também é composto de uma série de outras máquinas que desenvolvem e atuam na execução de protótipos: Cortadora a Laser; Plotter de Recorte; Router CNC; Fresadora de Precisão; Equipamentos de Eletrônica; Marcenaria; Costura; Ferramentas Gerais Elétricas e Manuais

Atendimento.

O Laboratório funciona de 8h a 12h e de 14h a 18h. O Lab Maker está localizado no Living Lab MS (Rua Brasil, 205 - Monte Castelo, Campo Grande/MS). Para o atendimento online, é possível acompanhar a programação em https://www.livinglabms.com.br/


FICOU INTERESSADO?

Se você se interessou pela proposta e acredita que pode ter alguma ideia a ser desenvolvida dentro de um Lab Maker, não perca tempo! É só se inscrever clicando aqui!!

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page