O que é a Carta de Princípios de Negócios de Impacto?

Nos posts anteriores vimos como surgiu o termo negócios sociais e os conceitos sobre negócios de impacto, social e inclusivo.


Desta vez vamos conhecer o que é e o que diz a Carta de Princípios de Negócios de Impacto.


Mas antes, é preciso voltarmos lá em 2013, quando um grupo de 20 organizações se reuniu para constituir um movimento em prol das Finanças Sociais no Brasil. Inspirado pela trajetória de outros países, elegeu temas críticos para o campo e convidou especialistas de vários setores para compor a Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS).



Lançada em maio de 2014, a FTFS tem o objetivo de mobilizar atores chaves para a crença de que modelos de negócio podem resolver problemas sociais. Em outras palavras, o desafio é trocar a lógica de OU (“investir em empresas com retorno financeiro OU doar para ONGs que geram impacto social”) para E (“investir em organizações que geram impacto social E que tenham desempenho financeiro”).


Foi assim que a FTFS, em parceria com organizações que atuam no tema, constituiu a Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil, que estabelece 4 princípios que diferenciam os Negócios de Impacto das ONGs ou dos negócios tradicionais (independentemente da constituição jurídica da organização):


1. Têm o propósito de gerar impacto social positivo explícito na sua missão;


2. Conhecem, mensuram e avaliam seu impacto periodicamente;


3. Têm uma lógica econômica que permite gerar algum tipo de receita própria;


4. Possuem uma governança que leva em consideração os interesses de investidores, clientes e comunidade.


Dentre as 15 recomendações que a FTFS definiu para o fortalecimento da agenda sobre finanças sociais no Brasil, uma delas sugere que as chamadas de Fundos de Investimento, que Aceleradoras e Incubadoras, que os aportes de grandes empresas e que estudos da Academia que envolvam Negócios de Impacto adotem a Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil como referência para futuras regulamentações e para a elaboração de políticas públicas sobre o tema no país.


Dessa forma, qualquer pessoa que possui interesse em empreender, ou que já empreende através de um negócio de impacto, é desejável que tome conhecimento sobre a Carta de Princípios para Negócios de Impacto, ainda mais se deseja captar recurso através de fundos específicos para esse fim.


Se desejar se aprofundar nesse tema, acesse o link abaixo da FTFS para ter acesso ao conteúdo completo da Carta.


E se curtiu esse conteúdo, compartilhe ele com alguém do seu conhecimento para espalharmos essa idéia e fortalecer os negócios de impacto no MS.


Fonte: http://forcatarefafinancassociais.org.br


======


Se interessou pelo assunto? Quer conhecer mais sobre como iniciar um negócio social ou acelerar o seu? Então fique ligado no nosso blog e participe conosco do grupo exclusivo para troca de experiência sobre negócios sociais no MS.


Para entrar no grupo do whatsapp de Negócios Sociais do MS: Clique aqui

8 visualizações

© 2020 por Living Lab Ms. Criado com Wix.com | Termo de Uso e Política de Privacidade

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify

Siga-nos